<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 04, 2005

Os 300 jogos do capitão Jorge Costa

Jorge Costa escolheu o jogo certo para festejar a histórica marca dos 300 jogos no principal escalão do futebol português. O capitão do FC Porto leva já 15 anos de futebol, e nada como uma vitória para lembrar este número redondo, que fica para sempre registado na carreira de um jogador.

Se o jogo 300 de Jorge Costa terminou com uma vitória sobre o Gil Vicente, o primeiro foi bem diferente. O defesa-central estreou-se na divisão principal com a camisola do Penafiel, emprestado pelo FC Porto mas, curiosamente, no Estádio das Antas e diante dos Dragões. Estava-se a 18 de Agosto de 1990 e o resultado final foi de 2-0 favorável aos portistas, com golos de Paille e Kostadinov. Jorge Costa tinha na altura 19 anos apenas e era treinado por Joaquim Teixeira, que anos mais tarde voltaria a encontrar no clube que ainda hoje representa.

Tantos anos volvidos tornou-se numa referência do FC Porto, não sem que, a certa altura, se tenha chateado e saído por um ano, para representar os ingleses do Charlton. Entretanto, ficam muitos momentos igualmente marcantes. Os 50 jogos cumpridos no Marítimo, ainda cedido pelos portistas, e o primeiro título nacional, já com a camisola do FC Porto, em 1993.

Depois de tantas conquistas, é o capitão indiscutível de uma equipa que promete defender sempre. E será uma grande perda um dia que resolva parar de jogar...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?