<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 04, 2004

Fc Porto: O 4x4x2 de 'Gigi'

"Para a frente é o caminho" é um dos lemas de Luigi del Neri, o treinador que deverá suceder a José Mourinho no comando do FC Porto e que usa também o "chip" do 4x4x2; entretanto, a corrida por Deco continua, com o Bayern de Munique a ganhar algum avanço à concorrência

O primeiro grande objectivo já confessado por Luigi del Neri, o cada vez mais provável treinador do FC Porto na próxima época, é "conquistar a Taça Intercontinental", em Dezembro. Mas "Gigi" esqueceu-se que outro troféu pode esperar por si e pela sua nova equipa - a Supertaça europeia, mais uma vez a ser disputado no Mónaco, em Agosto.

Nessa altura, talvez ainda não seja possível ver um FC Porto fiel ao modelo de jogo que catapultou Del Neri dos escalões secundários para a primeira linha do "calcio". A sua filosofia de jogo é excepcional em Itália, não apenas pelos resultados que consegue mas também por ser completamente atípica. As equipas de Del Neri jogam ao ataque e não usam e abusam do "catenaccio", que é uma espécie de padrão cultural do futebol italiano.

À frente do Chievo Verona, Del Neri promoveu um 4x4x2 muito elástico e que assim se pode explicar em jeito de sumário: defesa rigorosamente em linha e sem problemas em usar a arma do fora-de-jogo (o que foi uma constante na sua primeira época no CV); dois médios- -centro, um mais posicional e "ladrão de bolas" e outro mais solto e apto a sair a jogar; dois médios exteriores capazes de se transformarem em atacantes puros e também com capacidade para ganhar a linha e cruzar; e dois avançados que se completem e que saibam "dialogar", ou seja, um jogador alto e forte no jogo aéreo e outro de grande mobilidade.

"Entra-se em campo sempre para vencer", é a filosofia do homem que Pinto da Costa estará quase a indicar como sucessor do treinador supercampeão, José Mourinho.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?